
Maria Christina Moreira é brasileira, carioca, graduada em Engenharia Civil com pós-graduação em Língua Inglesa. Desenvolveu a metodologia utilizada em seu curso de Inglês para mestrado, doutorado e concursos e é tradutora profissional há 17 anos. Converteu-se ao Islã em 14 de dezembro de 1990.
Participou de alguns seminários sobre Islã dando palestras com ênfase na questão da mulher e da família na perspectiva islâmica nos anos 1990, pela Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro.
Em 1997 ministrou o curso de extensão universitária "A Transformação da Condição da Mulher na Sociedade Árabe Através do Alcorão" na UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, direcionado para os estudantes universitários da área de Ciências Humanas, enquanto cursava História na mesma universidade. O curso foi desenvolvido e apresentado em parceria com Márcia Vianna Gaspar, pós-graduada em Direito e História, e fez parte da programação de cursos do PROEPER - Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões - mantido pela UERJ, coordenado na época pela profa. Aureanice de Mello Corrêa, e apoiado pelo Departamento de Geografia da universidade.
Escreveu o trabalho acadêmico “O Levante dos Malês: Uma Discussão dos Conceitos Religiosos” (ISSN 1677-8944, Nº. 21, 2004) publicado na Klepsidra: Revista Virtual de História. Esse artigo está disponível no site da revista Klepsidra - http://www.klepsidra.net/klepsidra21/males.htm - foi incluído no diretório da Universidad de la Rioja (em Madri) - http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1065119 – listado na biblioteca virtual da Universidad de Oviedo - http://vufind.uniovi.es/Record/ir-ART0000034725/Details - e na biblioteca de recursos Universia - http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/levante-dos-mal%C3%AAs-discuss%C3%A3o-dos-conceitos-religiosos/id/1097440.html - como material de pesquisa relevante sobre o assunto.
O curso de História não chegou a ser concluído em função de sua mudança para o Egito, onde morou de 1998 a 2005. No período de 2000 a 2005, durante sua estada fora do país, manteve ativamente um site islâmico que foi o mais visitado e conhecido no Brasil e países de língua portuguesa. O site - Islamic Chat - lançado no final de 1999, continua online como repositório de todo o conteúdo que por muitos anos serviu e ainda serve como fonte de pesquisa pessoal e acadêmica para muitas pessoas e foi atualizado recentemente, contando agora com uma seção dedicada a Espiritualidade Islâmica, o Tasawwuf (ou Sufismo). Mantém o blog Cultura Islâmica em parceria com o jornalista Alexandre Gomes, onde compartilha conceitos e pensamentos de sábios e pensadores muçulmanos do passado e da atualidade.
Em outubro de 2017 participou como palestrante do 1º Encontro de Muçulmanas do Nordeste - Liberdade Além do Véu, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, com o tema "A mulher e a espiritualidade no Islã". O encontro foi organizado pela professora e pesquisadora Wellida Karla, doutoranda em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba, com o apoio da universidade e do Videlicet, grupo de pesquisa sobre religiões mantido pelo Prof. Dr. Carlos André Cavalcanti.
Em dezembro de 2017 participou como entrevistada do 6º episódio do programa "O Nome disso é Islã", idealizado e mantido por Felipe Puncha, com o tema "Espiritualidade e Jesus, filho de Maria". Retornou em março de 2018 para participar do 8º episódio, com o tema "Hijab, o véu muçulmano" -.
Estudante de Ciências Islâmicas Tradicionais na iniciativa SeekersHub Global Islamic Seminary.
Aluna do sheikh Abdulaziz Al-Amghari, líder espiritual de um dos ramos da tariqa Naqshabandi.